quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mas afinal qual é a origem das misteriosas expressões populares portuguesas que todos os dias mandamos para o ar sem saber ao certo o que estamos a dizer?

Todos os dias o tuga comum utiliza expressões populares como "Epá, essa foi Rés-vés Campo de Ourique" que significa que foi uma razia como toda a gente sabe, ou "Isso! Já foi há mais de 3 15 dias pá.", o que significa que já se passou há muito tempo.
Mas quando questionamos a origem destas expressões de forma a percebermos melhor o seu signifcado, esta pareçe um mistério para muita gente.
Para desvendar estes mistérios criámos este blog onde os mais iluminados poderão compartilhar a sua sabedoria com os restantes de nós e explicar qual a origem das expressões que conheçem.

Aqui vai a primeira:

A expressão “rés-vés Campo de Ourique” remonta a 1755 quando o terramoto assolou Lisboa tendo destruído a cidade até à zona de Campo de Ourique, que ficou intacta. A partir daí o ditado generalizou-se.
Em: http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/plataforma/foralinha/atelier/a/www/view.asp?edicao=04&artigo=235

Tentem enviar apenas explicações sucintas como esta para que o blogue se mantenha leve.

3 comentários:

  1. PDF com algumas expressões: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=1NlEXlcxIGAv0JBQfVXX_CWxXYBLo1jXha6jKg8nV5ov_yCkCji29Vz-ENfR-&hl=en

    ResponderEliminar
  2. Aqui está uma para a qual não encontro explicação nem sentido no google:
    "Atiro-me para o chão com um ataque de caspa nos joelhos!!"
    Alguém sabe o que isto quer dizer??!!

    ResponderEliminar
  3. Podes procurar o sentido de mais esta: "por uma unha negra".

    E entretanto deixo-te outra: "unhas de fome"
    http://aldacris.wordpress.com/2008/08/14/unhas-de-fome/

    ResponderEliminar